Fusão Consultoria

Rua Odilon Dórea, 341 - Apt 301 - Brotas - Salvador/BA - CEP: 40285-450

(71) 99649-6039 (71) 3341-9972 | mariosoares@fusaoconsultoria.com.br

Publicado em sexta, 05 de março de 2021

VIDA - Tomar café todos os dias pode alterar seu cérebro

Tomar café, bebidas energéticas ou outras que tenham cafeína diariamente pode alterar sua estrutura cerebral, aponta pesquisa da Universidade da Basileia, na Suíça. O efeito, que parece ser temporário, afeta a massa cinzenta, a parte do sistema nervoso central com células nervosas. O estudo foi publicado na revista Cerebral Cortex.

Os cientistas acompanharam um grupo de 20 jovens, todos consumindo café diariamente, para chegar a essas conclusões. Durante parte do período do estudo, eles receberam comprimidos de cafeína, e, durante outro tempo, placebos — ou seja, cápsulas sem princípio ativo. Depois, os pesquisadores avaliaram o volume de massa cinzenta dos participantes, bem como a qualidade do sono deles.

A conclusão foi que a cafeína não influiu no repouso, mas houve diferença significativa na massa cinzenta. Após 10 dias de placebo — ou seja, "abstinência de cafeína" — o volume de substância cinzenta foi maior do que após o mesmo período de tempo com cápsulas de cafeína. A diferença foi notável no lobo temporal medial direito, região do cérebro essencial para a consolidação da memória.

“Nossos resultados não significam necessariamente que o consumo de cafeína tenha um impacto negativo no cérebro”, disse Caroline Reichert, umas das líderes do experimento. "Mas o consumo diário de cafeína evidentemente afeta nosso hardware cognitivo". Após 10 dias de abstinência, os volumes se regeneram, o que sugere que as mudanças no cérebro são temporárias.

 

Fonte: Época Negócios

Fusão Consultoria

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Mídias sociais

Interaja conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.

Desenvolvido por Sitecontabil 2019 | Todos os direitos reservados