Rua Odilon Dórea, 341 - Apt 301 - Brotas - Salvador/BA - CEP: 40285-450
(71) 99649-6039 (71) 3341-9972 | mariosoares@fusaoconsultoria.com.br
Depois de 15 dias do início do prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, a declaração pré-preenchida será finalmente liberada na íntegra pela Receita Federal nesta terça-feira (1º).
Esse é o primeiro ano em que a modalidade, que reúne diferentes informações e ajuda a reduzir o risco de cair na malha fina, será disponibilizada em uma data diferente do início da obrigação, o que foi mal recebido pelos contribuintes e contadores.
Ainda assim, a expectativa da Receita Federal é que o uso da pré-preenchida alcance números recordes em 2025 e 57% das declarações do IRPF deste ano sejam feitas com a modalidade.
Além das facilidades trazidas pela pré-preenchida, o uso da mesma garante prioridade na fila de restituição para os contribuintes que fizerem a declaração do IR usando a modalidade e tiverem valores a restituir. Em 2025, quem usar a pré-preenchida e optar pela chave Pix para receber os impostos pagos a mais no ano-calendário passado terá prioridade ainda maior na fila de restituição.
Assim, em 2025 a fila de prioridade de restituição fica da seguinte forma:
O que muda na declaração pré-preenchida do IRPF em 2025 e quais informações constam nela?
Confirmação de checagem das informações
No IRPF 2025 a declaração pré-preenchida contará com uma nova sinalização para confirmar que o contribuinte cheque a informação. Cada informação que for puxada automaticamente pela pré-preenchida terá uma flag, uma sinalização, para que o contribuinte revise e ajuste.
O contribuinte deverá ativamente selecionar o item como "revisado” ou “não revisado". A não marcação como revisado impedirá a entrega da declaração, pois será considerado como pendência.
Inclusão de conta em banco no exterior
A Receita Federal anunciou que outra novidade na declaração pré-preenchida será a inclusão automática de contas do contribuinte no exterior. Segundo a autarquia, existem um entre a RFB e as instituições para receber este tipo de dado.
Devem ser importados na declaração dados até de fintechs, como bancos digitais usados para viagens no exterior, como Wise, Nomad e outros.
Quais informações são incluídas na declaração pré-preenchida?
Veja abaixo algumas das informações incluídas na declaração pré-preenchida, liberada em 1º de abril:
A declaração pré-preenchida facilita e agiliza o envio da declaração ao trazer informações essenciais para o contribuinte, que precisa apenas confirmar os dados e não inserir manualmente, reduzindo as chances de erros na declaração e retenção na malha fina. Logo, os contribuintes que optam pela modalidade terão menos chances de ter problemas na declaração, facilidade no envio e ainda entram na fila prioritária da restituição do IRPF.
Fonte: Contábeis
Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.
Interaja conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.
Desenvolvido por Sitecontabil 2019 | Todos os direitos reservados